Na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Um ato tão simples, que pode salvar a vida de muitas pessoas, mas que ainda é praticado por poucos. No Hemocentro Regional de Santa Maria, toda a doação é bem-vinda, especialmente do tipo O-.
E é justamente das plaquetas e de sangue deste tipo que necessita a pequena Ingrid Unfer Vargas, de três anos. A menina, que mora em Agudo, é portadora de uma doença rara, a linfangiomatose com fenômeno de Kasabach-Merrit, que faz com que as veias sanguíneas fiquem obstruídas, e o nível de plaquetas fique abaixo do normal. Ingrid foi internada no Husm, na última segunda-feira, com uma infecção no dente e terá de passar por um procedimento cirúrgico para a extração de dois dentes.
Segundo a mãe da menina, Daiane Unfer Vargas, 32, em função de possíveis sangramentos, a família está contando com a doação de plaquetas e sangue. A infecção já está controlada e Ingrid não sente mais dor, mas a cirurgia será necessária. O procedimento está marcado para a próxima segunda-feira.
_ A Ingrid vai começar a receber as plaquetas antes da cirurgia, mas segundo a dentista, ela pode precisar de mais durante o procedimento e depois. Tudo vai depender de como ela reagir e da quantidade do sangramento. A cirurgia se torna complicada em função do número de plaquetas dela ser baixo. E quem não poder ajudar doaondo, pode rezar, porque é importante _ afirma Daiane.
A menina necessita da doação de plaquetas e sangue O-. As doações devem ser feitas no Hemocentro Regional, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
"